Tal dúvida é recorrente e  compreensível porque nós brasileiros somos muito carentes de literatura neste sentido. Falta material relacionado e devido a esta escassez de informação sobre levantamento de peso,  muitos começam e logo desanimam.  Certas pessoas têm em mente que o treinamento é relacionado exclusivamente a grandes sobrecargas, o que na verdade é um grande equívoco e os praticantes limitam-se em progredir como atletas e se lesionam na “suposta” preparação. Para eles o importante  não é a técnica utilizada em si e sim a sobrecarga. É comum observarmos alunos e até atletas realizando supino com um parceiro de treino. Este último acaba indiretamente fazendo rosca direta ao invés de auxiliá-lo. Ou então, durante um treinamento de levantamento terra o indivíduo realiza apenas o movimento na fase positiva, erguendo pesos com as pernas tortas como o “ Batoré’, a coluna mais envergada que um Berimbau de capoeira e por aí vai…
Se o teu objetivo é ser um grande Power lifter, é importante prestar atenção em alguns aspectos:
Em primeiro lugar, analisar e conhecer o movimento da modalidade pretendida nas competições. Caso seja o agachamento, observe o movimento do exercício de maneira global e divida- o em fases:
    Isabela Nodari 16 anos - Campeã Brasileira e Mundial de Lev. Terra
  • Fase 1 a negativa – momento do começo da descida com a barra até o agacho;
  • Fase 2 a retomada  – do movimento do agacho até a finalização completa da execução.
Buscando realizar todos os movimentos conforme descrito, com o tempo você aprimorará a execução, até atingir a perfeição e com a possibilidade de suportar uma carga maior.
Segundo. Treino é treino não é competição! Por isso, não há motivos para treinar 1 repetição falha e mal executada. Para aprimorar sua técnica e força realize no mínimo de 3 repetições, com perfeição e segurança. Lembre-se  que para ser um bom Powerlifter você precisa dominar a carga e não o inverso.
Terceiro. Alongue-se!! Isso mesmo!  Um bom alongamento perrmitirá maior amplitude de movimento, além de maior controle neuromotor para realização destes com grandes sobrecarga.Se teu alongamento, ou melhor, tua flexibilidade (para os tecnocratas) estiver limitada, dificilmente você fará uma boa ponte no supino ou, até mesmo, encaixe no agacho e no terra.
Quarto. Ao contráriodo que muitos atletas pensam, carbo em excesso não é sinal de que você levantará mais peso. Carbo aproveitado durante o esforço é o que está disponível na corrente sanguinea e não no pneuzinho ou  na cintura de perua kombi.
Portanto, antes dos treinos e no dia-a- dia procure ingerir carbo suficiente e de qualidade. De preferência carboidratos complexos – dificilmente você encontrará um carbo bom na padaria da esquina.
Quinto. Procure a orientação de um técnico ou professor que tenha experiência prática no assunto. Caso contrário, o lugar mais alto que você alcançará será o campeoanto interno da sua academia ou no fundo de quintal da sua casa com meia dúzia de amigos…
Para concluir, mãos à obra, corra logo para uma boa academia, com bons profissionais e comece já um treinamento específico.
Afinal,  não deixe para amanhã o que se deve fazer hoje!
Abraços e bons treinos aos leitores da Treino Total!!